Dr. John Cook Lane

Formou-se na Escola Paulista de Medicina, em 1954, e seguiu para a Universidade de Emory, nos Estados Unidos, onde fez treinamento durante cinco anos, seguido de 1 ano na University of Southern California.


De volta ao Brasil, foi um dos fundadores da Clínica Lane, da Sociedade Civil do Hospital Vera Cruz, incentivou a criação do Centro Médico de Campinas, da Escola de Auxiliar de Enfermagem e também da Residência Médica.


Fundou na Unicamp a Diciplina de Cirurgia Vascular e escalou a carreira universitária através de concursos publicos nacionais, até ser Professor Titular. Viajou cinco continentes, aprendendo e ensinando cirurgia. Trouxe ao Brasil, em 1961, reanimação cardiorrespiratória e cerebral moderna. Editou livros e publicou dezenas de artigos científicos. Ministrou mais de 100 cursos de extensão universitária nos Estados Unidos, China, Argentina, Chile, Perú e Brasil. Foi eleito duas vezes como governador para o Brasil pela American College of Surgeons e uma vez pela American Academy of Chest Physicians and Surgeons. Atualmente escreve livros e auxilia no curso de pós-graduação em cirurgia na Unicamp.