Eletroneuromiografia

Confira mais detalhes sobre este serviço oferecido pela Clínica Lane.



É um exame diagnóstico, utilizado por neurologistas e neurofisiologistas na avaliação dos nervos e músculos.

De modo geral, as avaliações neurofisiológicas são extensão quase direta da parte neurológica do exame físico, após uma consulta médica.

Os exames investigam o funcionamento de algumas das fibras nervosas e musculares, além da transmissão neuromuscular. São úteis na avaliação de alterações de sensibilidade (dormência, queimação, amortecimento etc.), de dores, fraqueza, fadiga e de alterações musculares intrísecas.

Vários tipos de testes são usados para estudar a função de nervos e músculos, sendo que, dentre estes, especificamente a ELETRONEUROMIOGRAFIA investiga partes do sistema nervoso periférico e muscular.

Os exames convenionais abrangem estudos de CONDUÇÃO NERVOSA, ELETROMIOGRAFIA, RESPOSTAS TARDIAS e avaliação de alguns REFLEXOS. Afora estes, existem outros estudos eletroneuromiográficos, como, por exemplo, TESTES DA TRANSMISSÃO NEUROMUSCULAR (geralmente utilizados para investigar distúrbios miastênicos), ELETROMIOGRAFIA DE FIBRA ÚNICA (que investiga fibras musculares isoladas), TESTES AUTONÔMICOS (por exemplo, Resposta Cutânea Simpática e Taxa Cardíaca, que avaliam funções do sistema nervoso autônomo, simpático e parassimpático, respectivamente), ELETROMIOGRAFIA QUANTITATIVA (que colhe medidas objetivas mais extensas sobre alguns dos parâmetros do exame) etc.

Além disto, estes testes podem ser realizados em condições específicas, por exemplo, no estudo da LARINGE, da DEGLUTIÇÃO, em DISTÚRBIOS DO ASSOALHO PÉLVICO (por exemplo, em pacientes com escapes esfincterianos involuntários), e na avaliação de TREMORES e DISTONIAS.

A maior parte, ou todo o exame é realizado por médico(a) que tenha treinamento especial nestes procedimentos. O conhecimento e a experiência adquiridos em formação e atualizações aumentam a habilidade e a capacidade de se considerar apropriadamente o diagnóstico diferencial no planejamento e execução dos exames. Tudo isso permite que se auxilie o médico assistente a estabelecer diagnósticos, determinar procedimentos e a sugerir prognósticos.


Passos Principais do Exame

Em sua maioria, os exames duram de 20 a 60 minutos. Não há restrição de atividades antes ou depois destes exames, deles decorrentes, e não são esperados efeitos duradouros de importância. Gestantes podem ser submetidas ao exame, mas pessoas que tenham marcapasso cardíaco implantado precisam mencionar o fato, já que os do tipo desfibriladores requerem cuidados especiais durante o exame.

Estudos de condução nervosa: testam qualidade de transmissão de sinais, ou impulsos, através dos nervos, e podem auxiliar na detecção de várias anormalidades de funcionamento dos nervos periféricos. Sinais são enviados aplicando-se pequenos pulsos elétricos a um nervo, num determinado ponto, captando a resposta em um outro ponto, no próprio nervo ou em um músculo. Este curto pulso elétrico causa mínima sensação, tipo pequena ardência. A resposta é captada por outro instrumento, e suas características são verificadas, buscando saber se estão normais ou não. Dependendo do tipo de problema, pode ser necessária a avaliação de vários nervos.

Eletromiografia: durante esta parte do exame, o médico insere um pequeno eletrodo nos músculos, sequencialmente, buscando captar sua atividade elétrica, que é elaborada por vários meios internos ao aparelho, e apresenta através de imagem e som, para que possa ser analisada. O teste pode ajudar a esclarecer se existem ou não anormalidades nos músculos, e/ou nos nervos que vão até eles.

Respostas tardias e reflexos avaliam vias nervosas longas, e circuitos neurais específicos.


Precauções Especiais que Você Precisa Tomar

Ao agendar o seu exame, procure saber se há recomendação de preparo especial, e siga as instruções que lhe forem transmitidas. Geralmente resumem-se ao que está a seguir.

No dia do exame, após o banho, evite usar talco, óleos, cremes ou loções para a pele, ou filtros solares; se o exame for na face, não use maquiagem. No frio venha agasalhado (as baixas temperaturas de extremidades prejudicam a investigação); mas procure usar roupas de fácil remoção (por exemplo, evite uso de “colants”, modeladores etc., uma vez que com grande frequência há necessidade de remover estas peças para investigação nas costas).

Você deve informar ao médico antes do exame se está usando anticoagulantes, se tem hemofilia, ou qualquer doença infecto-contagiosa. Também deve informar se tem implantado marcapasso cardíaco, ou se é portador de algum outro aparelho de estimulação nervosa transcutânea, por exemplo, tipo TENS.

Se você tem miastenia gravis ou usa anticoagulantes deve perguntar previamente, inclusive ao seu médico, se é necessário suspender a medicação, e com que antecedência, antes do exame.


Resultados

Uma vez concluída a investigação, o médico analisará mais uma vez as informações colhidas, e elaborará um relatório, que você deverá apresentar ao seu médico original, aquele que solicitou o exame. No relatório estarão descritas as condições funcionais das estruturas investigadas, se normais ou não, e o tipo de comprometimento, se existir. Este relatório auxiliará o seu médico na decisão do rumo das investigações seguintes, se necessárias, e o seu tratamento.

Obs.: Neste consultório os relatórios são liberados em tres dias úteis após a sua realização (isto é, os laudos NÃO são emitidos no mesmo dia).

Não perca o exame, pois com alguma frequência avaliações de acompanhamento são necessárias - e, ao voltar para novo exame, por favor, sempre traga o(s) exame(s) anterior(es) – mesmo que tenham sido feitos em outras clínicas, mesmo que antigos, e mesmo que sejam de outras partes do corpo que não a que será investigada. Alguns diagnósticos só são feitos reunindo-se informações de várias partes do corpo, e, às vezes, no decurso de tempo mais longo.





CLÍNICA LANE


Endereço:

Rua Eduardo Lane, 200
Bairro: Jardim Guanabara
Campinas – São Paulo
CEP 13073-002.
[+] Clique para ver o mapa.


Telefone: +55 (19) 3202-0155 / 3202-0258 / 3202-0153 / 3202-0255
E-mail: clinicalane@clinicalane.com.br

TAGS:

cirúrgia geral, cirúrgia plástica, cardiologia, pneumologia, dermatologia, endocrinologia, fisitaria, gastroenterologia pediátrica, ginecologia, obstetrícia, neurologia, nutrição, oftalmologia, pediatria